Para proteger sua conta, os aplicativos da CAIXA usam várias medidas de segurança. Se você tentou acessar um aplicativo da CAIXA e recebeu mensagens como: "Celular inseguro", “Desative modo desenvolvedor”, “Teclado inseguro”, significa que nosso sistema identificou algo na configuração do seu celular que pode representar um risco.
Mas não se preocupe! Temos algumas dicas para te ajudar a resolver isso:
1. Desativar modo debug/desenvolvedor
O modo desenvolvedor ou debug é uma funcionalidade presente nos dispositivos que permite alterar o código do sistema ou do aplicativo. Enquanto este modo estiver ativo o acesso aos aplicativos CAIXA ficam bloqueados. Portanto, essa pode ser, a principal causa desse tipo de problema, então comece por aqui:
- Acesse as "Configurações" do seu celular.
- Procure por "Opções do desenvolvedor" ou algo parecido (o nome pode variar dependendo da marca do seu celular).
- Se essa opção estiver ativada, desative-a.
Não encontrou as "Opções do desenvolvedor"?
- Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
- Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.
2. Trocar a rede Wi-Fi ou Rede móvel
Se a sua internet estiver fraca ou insegura, o aplicativo pode bloquear o acesso para proteger a sua conta. Para resolver isso, tente o seguinte:
- Conecte-se a outra rede Wi-Fi, ou
- Use a internet do celular (4G ou 5G).
Depois, abra o aplicativo novamente.
3. Desativar VPN ou aplicativos que alteram a localização
Verifique se você está usando algum aplicativo de VPN (Rede Virtual Privada) ou um aplicativo que modifique a sua localização.
Para verificar se há uma VPN ativa, siga esses passos:
- Acesse as "Configurações" do seu celular.
- Se essa opção estiver ativada, desative-a e tente acessar o app da CAIXA novamente. Não encontrou o menu "VPN”?
- Consulte o manual do seu celular ou procure informações no site do fabricante.
- Se ainda tiver dificuldades, procure uma assistência técnica de confiança.
4. Ativar o serviço de localização do celular
Para fazer um Pix, alguns aplicativos (como o CAIXA Tem) pedem que a localização do celular esteja ativada. Esta medida traz mais segurança para a sua conta.
Se você receber uma mensagem pedindo para ativar a localização, clique em “OK”. Depois, escolha a opção “Permitir só enquanto estiver usando o app”.
Se quiser, você também pode ativar a sua localizaçao manualmente, siga os passos abaixo:
Para aparelhos Android:
- Vá nas Configurações do seu celular;
- Toque em “Aplicativos” ou “App”;
- Procure o APP que está buscando, ex. CAIXA Tem;
- Toque em “Permissões”;
- Ative a opção “Localização”.
Para aparelhos iPhone:
- Vá na opção “Ajustes” do seu celular;
- Pesquise o App que está buscando, ex: “CAIXA Tem”;
- Toque em “Localização”;
- Ative a opção “Durante o Uso do App”.
5. Desativar Root (Android) ou Jailbreak (iOS)
- Root (em Android) e Jailbreak (em iPhone) são processos que removem as restrições do sistema operacional do celular, dando acesso a configurações avançadas. No entanto, eles também abrem brechas de segurança, expondo seu aparelho a riscos.
- Remover o Root/Jailbreak pode ser um pouco complicado. Se você não se sentir seguro para fazer isso sozinho, procure uma assistência técnica de confiança.
6. Desativar aplicativos de captura de tela
Para proteger sua conta, a CAIXA bloqueia o acesso se perceber que algum aplicativo está gravando ou transmitindo a tela do seu celular.
Para um acesso seguro, desabilite-os antes de usar qualquer aplicativo da CAIXA.
- Caso tenha dificuldade para localizar esses aplicativos, consulte o manual do seu aparelho ou o site do fornecedor. Em último caso, procure uma assistência técnica de confiança.
7. Baixar aplicativos da loja oficial do seu aparelho
- Muitas vezes esses aplicativos alteram as configurações de segurança do seu aparelho, colocando os seus dados pessoais e bancários em risco.
- NÃO baixe aplicativos que prometam solucionar os bloqueios de segurança dos aplicativos CAIXA.
8. Utilizar o teclado padrão do seu celular
Se você baixou algum aplicativo que substitui seu teclado original, volte para o teclado padrão e acesse o aplicativo normalmente.
Caso não localize esta opção, realize uma pesquisa em seu buscador favorito ou consulte o manual do aparelho para identificar o caminho correto para voltar o teclado padrão no seu modelo de celular.
9. Restaurar o celular para as configurações de fábrica
Importante: Restaurar o celular para as configurações de fábrica apaga todos os seus dados. Por isso, salve seus arquivos, fotos e vídeos, antes de começar.
- Essa opção pode resolver o problema em alguns casos mais complexos.
- Acesse as "Configurações" do seu celular e procure por "Restaurar" ou "Redefinir".
Evite baixar aplicativos fora da loja oficial do seu aparelho
- Muitas vezes esses aplicativos alteram as configurações de segurança do seu aparelho, colocando os seus dados pessoais e bancários em risco.
- NÃO baixe aplicativos que prometam solucionar os bloqueios de segurança dos aplicativos CAIXA.
Se você seguiu as dicas acima e ainda não conseguiu acessar o aplicativo da CAIXA, ou se não se sente confortável em realizar algum desses procedimentos, procure uma assistência técnica de confiança. Eles poderão te dar o suporte necessário.
Estamos sempre trabalhando para garantir a sua segurança e a melhor experiência com nossos aplicativos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Alô CAIXA:
- 4004 0104 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
- 0800 104 0104 (Demais Regiões)
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